24/05/11

Bactérias do intestino relacionadas com ansiedade

Estudo publicado na revista “Gastroenterology”


As bactérias intestinais podem influenciar a química do cérebro e o comportamento, nomeadamente nos casos de ansiedade e de depressão, aponta, pela primeira vez uma investigação, realizada por cientistas da McMaster University, Canadá, e publicada na edição on-line da revista “Gastroenterology”.

Os resultados são importantes porque vários tipos comuns de doença gastrointestinal, incluindo a síndrome do intestino irritável, são frequentemente associados a ansiedade ou a depressão. Além disso, tem havido alguma especulação no meio académico de que alguns transtornos psiquiátricos, tais como o autismo de início tardio, possam estar associados com um teor anormal de bactérias no intestino.

Uma pessoa saudável tem biliões de bactérias no intestino, com as quais vivemos em harmonia. Estas bactérias realizam uma série de funções vitais para a saúde: recolhem energia da dieta alimentar, protegem contra infecções e fornecem alimentação às células do intestino. Qualquer interrupção pode resultar em condições potencialmente fatais, como infecção pela "superbactéria" Clostridium difficile na colite induzida por antibióticos.

Na investigação foram usados ratinhos adultos saudáveis. Ao alterarem o conteúdo bacteriano normal do intestino com antibióticos, os cientistas verificaram que as cobaias passaram a demonstrar alterações no comportamento: os roedores tornaram-se menos cautelosos ou ansiosos. Esta mudança foi acompanhada por um aumento do factor neurotrófico derivado do cérebro (BDNF, na sigla em inglês), que tem sido associado à depressão e à ansiedade. Contudo, com a interrupção dos antibióticos, os animais voltaram ao comportamento normal.

Segundo Premysl Bercik, co-lider da investigação, em conjunto com Stephen Collins, estes resultados são importantes e lançam bases para mais investigações sobre o potencial terapêutico das bactérias probióticas no tratamento de distúrbios comportamentais, especialmente os associados às condições gastrointestinais, tais como a síndrome do intestino irritável.

ALERT Life Sciences Computing, S.A.

Sem comentários: