26/05/11

Gordura volta um ano após lipoaspiração

Estudo publicado revista "Obesity"

As pessoas que se submetem a lipoaspiração começam a acumular gordura apenas um ano depois da intervenção cirúrgica, sugere um estudo da Faculdade de Medicina da Universidade do Colorado, EUA, publicado na revista "Obesity".

O estudo teve por objectivo desmistificar o falso mito de que os efeitos da lipoaspiração – procedimento que começou a ser realizado 1974 - permitem que o paciente fique livre da gordura para sempre. "O facto de a gordura voltar é de grande interesse para os cientistas, porque mostra que os níveis de gordura do corpo são regulados por certos mecanismos que, neste momento, desconhecemos", reconheceu Robert H. Eckel, um dos autores deste estudo.

Os cientistas iniciaram a investigação testando essa hipótese em roedores, e verificaram que a gordura, quando removida, regressava; da mesma forma, verificaram que quase todos os seres humanos recuperam o peso depois de o terem perdido. "Nós acreditamos que o cérebro sabe, de alguma forma, a quantidade de gordura corporal que tem o organismo e responde de forma a regular a sua presença", disse Eckel, afirmando que "por isso é tão importante a prevenção da obesidade."

O estudo dessa recuperação da gordura é muitas vezes difícil de analisar, já que requer o uso de técnicas dispendiosas. No entanto, a equipa de Eckel realizou o primeiro estudo aleatório, controlado para medir esses parâmetros, que permitiu observar a forma como a gordura regressa e é redistribuída, tanto pelo abdómen superior, como à volta dos ombros e tríceps do braço.

"A lipoaspiração não é um procedimento de perda de peso", insiste Eckel, que reconhece que, apesar de a gordura voltar, as pacientes analisadas no estudo ficaram satisfeitas com os resultados obtidos com a cirurgia, uma vez que lhes permitiu obter uma nova linha corporal."

ALERT Life Sciences Computing, S.A.

Sem comentários: