03/05/11

Hospital dos Capuchos exige que doentes com hepatite B paguem medicamento

A farmácia do Hospital dos Capuchos está a exigir aos doentes com hepatite B crónica o pagamento de um medicamento que custa mais de 360 euros por mês. Bloco já questionou a Ministra da Saúde sobre este caso.
Hospital dos Capuchos exige que doentes com hepatite B paguem medicamento
Até ao momento, o tratamento antivírico era feito gratuitamente em ambulatório no Hospital dos Capuchos, mas a farmácia terá passado a cobrar o valor dos medicamentos a cada doente.
Primeiro foram os doentes portadores de doenças raras, agora a medida tornou-se extensiva a quem é portador de hepatite B crónica. A farmácia do Hospital dos Capuchos (Lisboa) está a exigir a estes doentes o pagamento do medicamento Tenofovir, um antivírico necessário para tratamento da infecção crónica pelo vírus da hepatite B (VHB), avança esta segunda-feira o jornal Público. Este medicamento custa a cada doente 362,52 euros por mês, de acordo com o comprovativo passado pelos serviços farmacêuticos/sector ambulatório daquele hospital.
Até ao momento, este tratamento antivírico era feito gratuitamente em ambulatório no Hospital dos Capuchos.
Segundo o mesmo jornal, na semana passada chegaram à Associação SOS Hepatite duas queixas, ambas relativas à farmácia do Hospital dos Capuchos. Emília Rodrigues, presidente da associação, afirma não entender por que razão aquele hospital passou a cobrar aquele medicamento, já que, do seu ponto de vista, o "decreto-lei a que o hospital alude [DL nº 44204 de 22 de Fevereiro de 1962] não se aplica neste caso".

Sem comentários: