20/05/11

Tomar café ajuda a prevenir cancro da próstata


'Nem sempre beber muito café faz bem, mas para os homens, parece agora ter um grande benefício: segundo um novo estudo, beber seis ou mais chávenas de café por dia, pode reduzir o risco de cancro da próstata até 60%.
Vários cientistas já tinham explorado a possível ligação entre o café e o cancro da próstata, mas os estudos feitos agora pela universidade norte-americana de Harvard são surpreendentes.
A nova pesquisa é a mais completa realizada até agora, envolvendo a participação de cerca de 48.000 homens.
A cada quatro anos, entre 1986 e 2006, os participantes relataram a quantidade de café consumida por dia. Durante o período de acompanhamento (que durou até 2008), 5.035 homens desenvolveram cancro da próstata. Em 642 desses casos, o cancro foi fatal.
O consumo de café foi ligado a apenas um risco ligeiramente mais baixo de todos os cancros de próstata, mas a alteração do risco foi pronunciada relativamente ao cancro fatal.
Comparando com os homens que não bebiam café, aqueles que bebiam pelo menos seis por dia tinham um risco 60% mais baixo de falecer da doença, e os que bebiam de um a três por dia tinham um risco 30% mais baixo.'
Notícia do JN
 
GENES

Sem comentários: